ITIL® 4 Foundation

4 ALUNOS INSCRITOS

ITIL® é o framework mais aceito para o Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) no mundo. Compreende uma biblioteca de boas práticas que é atualizada para acompanhar as tendências tecnológicas e evolução dos negócios.

A primeira versão (exclusivamente britânica) foi lançada em 1989 e a segunda, no ano 2000 espalhou-se mundialmente.
ITIL® v3 anunciada em 2007 introduziu o ciclo de vida do serviço que sofreu atualização posterior: ITIL® v3 2011.

ITIL® 4

AXELOS – mantenedora da ITIL® – trabalhou na atualização do modelo, num projeto que durou mais de 2 anos envolvendo centenas de profissionais de diversos países.

A nova versão inclui a abordagem de adaptabilidade, personalização e flexibilidade no gerenciamento de serviços de TI e foi chamada de “ITIL® 4”. Atente-se que não é ITIL v4, mas ITIL® 4.

ITIL® 4 Foundation permite que os candidatos analisem o GSTI por meio de um modelo operacional de ponta a ponta para a criação, entrega e melhoria contínua de produtos e serviços habilitados para tecnologia. Ela incentiva as organizações a quebrar silos, enfatiza a colaboração e comunicação em toda a organização e integra práticas ágeis e DevOps ao modelo.

ITIL® 4 mantém o foco na governança, confiabilidade, estabilidade e segurança da informação, conceitos presentes nas versões anteriores e expande novos como: criação de valor, automatização de processos e melhoria da entrega de resultados.

A última edição é a v3 2011 e desde então, o cenário tem mudado: transformação digital, novas práticas de gestão como Lean IT e DevOps etc. Neste contexto, ITIL® assim como outros frameworks precisariam de atualização para se manterem relevantes.

ITIL® 4 contém muitos processos da edição v3 2011, porém inclui orientações e alinhamento com novas práticas de gestão, além de suportar o negócio na transformação digital e entrega de serviços digitais.

Princípios orientadores da ITIL®

Axelos desenvolveu um conjunto de princípios (*) orientadores abrangendo o gerenciamento de mudanças organizacionais e a comunicação, medição e métricas.

Estes princípios são parte essencial da ITIL® e tem vistas a incentivar empresas a focarem no valor, colaboração e feedback e ajudar a adotar formas de trabalho ágeis e enxutas.

O formato suporta os líderes das organizações na escolha de quais partes da ITIL® funcionam melhor em seu contexto, ao invés de sugerir que todas as etapas da estrutura devam ser seguidas.

(*)
Foco no valor
Comece onde você está
Progrida iterativamente com feedback
Colabore e promova a visibilidade
Pense e trabalhe holisticamente
Mantenha simples e prático
Otimize e automatize

Público alvo

O curso é voltado para profissionais e executivos de TI, gerentes de negócio, auditores, instrutores e outros que desejam compreender os conceitos fundamentais da ITIL 4 bem como sua aplicabilidade nas organizações.

Objetivos do Curso

O treinamento apresenta aos participantes, o moderno gerenciamento de serviços habilitados por TI, fornece uma compreensão da linguagem comum e conceitos-chave e mostrar como estes podem melhorar o trabalho nas empresas.

Adicionalmente, os alunos ficam preparados para o exame de certificação ITIL 4 Foundation que os torna mais competitivos no mercado de trabalho.

Os profissionais ganharão competências nos seguintes aspectos:

Abordagem holística para a facilitação da co-criação de valor com os clientes e outras partes interessadas na forma de produtos e serviços;
Princípios orientadores da ITIL 4;
Dimensões do Gerenciamento de Serviços;
Contextualização sobre Lean e DevOps.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Introdução ao Gerenciamento de Serviços e ao ITIL

Gerenciamento de Serviços no mundo moderno
Sobre o ITIL 4
A estrutura e os benefícios do ITIL 4
O Programa de certificação ITIL

Módulo 2 – Conceitos chaves para o Gerenciamento de Serviços

Valor e co-criação de valor
Organização, Provedores de Serviço e Consumo de Serviço
Produtos e Serviços
Relacionamentos de Serviços
Valor: Entradas, custos, e riscos

Módulo 3 – As quatro Dimensões do Gerenciamento de Serviços

Organizações e Pessoas
Informação e Tecnologia
Parceiros e Fornecedores
Fluxos de valor e Processos
Fatores externos

Módulo 4 – O Sistema de Valor do ITIL

Overview no sistema de valor
Guia de princípios do ITIL
Governança
Cadeia de valor de serviço
Melhoria contínua
Práticas

Módulo 5 – Práticas de Gestão do ITIL

Práticas gerais de Gestão
Práticas de gerenciamento de serviços
Práticas de gerenciamento técnico

Módulo 6 – Preparação para o exame

Estão Inclusos

Apostila e simulados oficiais;
Materiais de apoio (caneta, lápis, marca texto);
Certificado de participação.

Conhecimento prévio

Vivência em TI ou estar cursando Ciência da Computação, tecnologia e afins.

Formas de Pagamento

Cartão de Crédito ou cheque em até 5x;
Cartão de Débito;
Dinheiro.

Itens não inclusos

Refeição e estacionamento;
Exame de certificação.

Informações sobre o Exame de Certificação

Número de Questões: 40
Índice de Aprovação: 65% (26 de 40)
Nível de Qualificação: Fundamentos

Notas

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