ITIL® 4 Foundation

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    ITIL® é o framework mais aceito para o Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) no mundo. Compreende uma biblioteca de boas práticas que é atualizada para acompanhar as tendências tecnológicas e evolução dos negócios.

    A primeira versão (exclusivamente britânica) foi lançada em 1989 e a segunda, no ano 2000 espalhou-se mundialmente.
    ITIL® v3 anunciada em 2007 introduziu o ciclo de vida do serviço que sofreu atualização posterior: ITIL® v3 2011.

    ITIL® 4

    AXELOS – mantenedora da ITIL® – trabalhou na atualização do modelo, num projeto que durou mais de 2 anos envolvendo centenas de profissionais de diversos países.

    A nova versão inclui a abordagem de adaptabilidade, personalização e flexibilidade no gerenciamento de serviços de TI e foi chamada de “ITIL® 4”. Atente-se que não é ITIL v4, mas ITIL® 4.

    ITIL® 4 Foundation permite que os candidatos analisem o GSTI por meio de um modelo operacional de ponta a ponta para a criação, entrega e melhoria contínua de produtos e serviços habilitados para tecnologia. Ela incentiva as organizações a quebrar silos, enfatiza a colaboração e comunicação em toda a organização e integra práticas ágeis e DevOps ao modelo.

    ITIL® 4 mantém o foco na governança, confiabilidade, estabilidade e segurança da informação, conceitos presentes nas versões anteriores e expande novos como: criação de valor, automatização de processos e melhoria da entrega de resultados.

    A última edição é a v3 2011 e desde então, o cenário tem mudado: transformação digital, novas práticas de gestão como Lean IT e DevOps etc. Neste contexto, ITIL® assim como outros frameworks precisariam de atualização para se manterem relevantes.

    ITIL® 4 contém muitos processos da edição v3 2011, porém inclui orientações e alinhamento com novas práticas de gestão, além de suportar o negócio na transformação digital e entrega de serviços digitais.

    Princípios orientadores da ITIL®

    Axelos desenvolveu um conjunto de princípios (*) orientadores abrangendo o gerenciamento de mudanças organizacionais e a comunicação, medição e métricas.

    Estes princípios são parte essencial da ITIL® e tem vistas a incentivar empresas a focarem no valor, colaboração e feedback e ajudar a adotar formas de trabalho ágeis e enxutas.

    O formato suporta os líderes das organizações na escolha de quais partes da ITIL® funcionam melhor em seu contexto, ao invés de sugerir que todas as etapas da estrutura devam ser seguidas.

    (*)
    Foco no valor
    Comece onde você está
    Progrida iterativamente com feedback
    Colabore e promova a visibilidade
    Pense e trabalhe holisticamente
    Mantenha simples e prático
    Otimize e automatize

    Público alvo

    O curso é voltado para profissionais e executivos de TI, gerentes de negócio, auditores, instrutores e outros que desejam compreender os conceitos fundamentais da ITIL 4 bem como sua aplicabilidade nas organizações.

    Objetivos do Curso

    O treinamento apresenta aos participantes, o moderno gerenciamento de serviços habilitados por TI, fornece uma compreensão da linguagem comum e conceitos-chave e mostrar como estes podem melhorar o trabalho nas empresas.

    Adicionalmente, os alunos ficam preparados para o exame de certificação ITIL 4 Foundation que os torna mais competitivos no mercado de trabalho.

    Os profissionais ganharão competências nos seguintes aspectos:

    Abordagem holística para a facilitação da co-criação de valor com os clientes e outras partes interessadas na forma de produtos e serviços;
    Princípios orientadores da ITIL 4;
    Dimensões do Gerenciamento de Serviços;
    Contextualização sobre Lean e DevOps.

    Conteúdo Programático

    Módulo 1 – Introdução ao Gerenciamento de Serviços e ao ITIL

    Gerenciamento de Serviços no mundo moderno
    Sobre o ITIL 4
    A estrutura e os benefícios do ITIL 4
    O Programa de certificação ITIL

    Módulo 2 – Conceitos chaves para o Gerenciamento de Serviços

    Valor e co-criação de valor
    Organização, Provedores de Serviço e Consumo de Serviço
    Produtos e Serviços
    Relacionamentos de Serviços
    Valor: Entradas, custos, e riscos

    Módulo 3 – As quatro Dimensões do Gerenciamento de Serviços

    Organizações e Pessoas
    Informação e Tecnologia
    Parceiros e Fornecedores
    Fluxos de valor e Processos
    Fatores externos

    Módulo 4 – O Sistema de Valor do ITIL

    Overview no sistema de valor
    Guia de princípios do ITIL
    Governança
    Cadeia de valor de serviço
    Melhoria contínua
    Práticas

    Módulo 5 – Práticas de Gestão do ITIL

    Práticas gerais de Gestão
    Práticas de gerenciamento de serviços
    Práticas de gerenciamento técnico

    Módulo 6 – Preparação para o exame

    Estão Inclusos

    Apostila e simulados oficiais;
    Materiais de apoio (caneta, lápis, marca texto);
    Certificado de participação.

    Conhecimento prévio

    Vivência em TI ou estar cursando Ciência da Computação, tecnologia e afins.

    Formas de Pagamento

    Cartão de Crédito ou cheque em até 5x;
    Cartão de Débito;
    Dinheiro.

    Itens não inclusos

    Refeição e estacionamento;
    Exame de certificação.

    Informações sobre o Exame de Certificação

    Número de Questões: 40
    Índice de Aprovação: 65% (26 de 40)
    Nível de Qualificação: Fundamentos

    Notas

    ITIL® é uma marca comercial registrada de AXELOS Limited.
    O Swirl logo™ é uma marca comercial de AXELOS Limited.
    https://www.axelos.com/
    Portal do Treinamento é credenciada junto aos órgãos oficiais: Axelos e PeopleCert.

    Currículo do Curso

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    N.D

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    • 16 horas

    Notas

    1. PREÇOS SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.

    2. Cursos do tipo livres ou abertos, não são passíveis de abatimento ou dedução em sua declaração do imposto de renda.

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    ITIL® é uma marca comercial registrada da AXELOS Limited.
    O logotipo Swirl™ é uma marca comercial da AXELOS Limited.
    COBIT® é uma marca registrada da ISACA. Site oficial www.isaca.org.
    PMP ® é uma marca registrada do Project Management Institute. Site oficial www.pmi.org.
    A International Organization for Standardization (ISO) é uma organização não governamental que reúne institutos de normas nacionais de 156 países.
    A ISO é proprietária das normas ISO/IEC 20000 e 27002.
    PRINCE2® é uma marca registrada da AXELOS Limited.
    VeriSM™ é uma marca comercial registrada da IFDC.
    EXIN® is a registered trademark of EXIN.
    PeopleCert® and ‘PeopleCert All talents, certified.®’ are registered trademarks of PeopleCert® International Limited.
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